Baratas
Habitat das Baratas
Reprodução das Baratas
Espécies Mais Comuns no Brasil
Diversidade de Espécies
Barata Doméstica ou Barata Alemã
Barata Vermelha (Barata de Esgoto)
Barata Australiana
Barata Cascuda ou Barata Grande dos Armazéns
Comportamento Social
Infestação por Baratas
Controle e Prevenção Domiciliar
Principais Danos Causados
Inseticidas para Baratas
Métodos de Controle para Baratas
Combate às baratas sem o uso de Inseticidas
O impacto do uso dos inseticidas no meio ambiente
Riscos da Desinsetização ao Homem
Controle Biológico
Curiosidades sobre as Baratas


 
Os textos contidos neste site possuem direitos autorais. Sua cópia total ou parcial, sem autorização expressa, resultará em medidas judiciais cabíveis.
 

Infestação por Baratas

Diversos fatores influenciam na distribuição espacial de uma espécie. Portanto, é difícil determinar se a disposição das baratas em um habitat é determinada por um, alguns ou a ação combinada de vários fatores. Indivíduos podem migrar em resposta a mudanças temporais (diáriamente, por estação do ano ou indeterminadamente), ou para satisfazer necessidades diferentes (dispersão, encontro entre parceiros etc.). A distribuição das baratas geralmente está relacionada com a proximidade de fontes de alimentação e os locais de infestação variam de acordo com a espécie.

Conhecidamente, temos duas vias de penetração das baratas em uma determinada área:

Infestação ativa

Ocorre quando baratas oriundas de áreas vicinais infestadas, invadem uma área contígua a previamente ocupada utilizando-se de seus próprios meios. Esse tipo de infestação é primordialmente utilizada pela Periplaneta americana, porém também pode ser, eventualmente, utilizada pela Blattella germanica. Todavia, é mais rara em áreas abertas e mais comum no interior de edificações.

As baratas invadem as residências de maneiras variadas: através dos cabos elétricos, das canalizações da águas pluviais, pelas frestas das portas, janelas e paredes. Isso ocorre porque as baratas se movimentam muito. Numa noite, chegam a andar alguns quilômetros, enquanto que as espécies voadoras podem se mover com maior facilidade ainda. As galerias subterrâneas de serviços e suas tubulações representam os focos primários para as baratas de esgoto. Desses pontos, elas se dispersam para o interior de estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais, podendo estabelecer colônias, caracterizando-as como baratas invasoras. A espécie mais móvel é a Periplaneta americana e os esgotos são sua via preferida. De lá elas se deslocam para todos os lugares onde haja alimento ou outro atrativo.

 
Infestação por Baratas

Figura: exemplo de infestação ativa de baratas por buraco na parede
(Fonte: http://www.cobrapest.com/German_roach_Infestation.jpg)
 

Infestação passiva

Ocorre quando as baratas são introduzidas em uma determinada área, ocultas no interior de embalagens, máquinas e equipamentos. Nesse caso, a infestação é desprovida de intenção. É a principal via de disseminação de Blattella germanica. A invasão da Periplaneta americana de forma passiva também ocorre, porém com intensidade muito menor.

O fluxo de mercadorias de grandes depósitos para áreas de estocagem interna, e dessas para áreas de preparo de alimentos, pode acarretar a dispersão de baratas. Em hospitais, é bastante comum a dispersão dessas baratas através dos carrinhos de transporte de refeições da cozinha para outros setores. As mesas de cabeceira dos pacientes e os armários devem ser constantemente inspecionados, pois os pacientes ou seus acompanhantes têm o costume de guardar doces, batata-frita, biscoitos, frutas e lanches. A presença de alimentos faz com que os quartos dos pacientes sejam locais onde os problemas de infestação se tornem crônicos. Os depósitos de materiais de limpeza também apresentam esse problema e podem conter esfregões úmidos que favorecem o desenvolvimento de baratas. Os materiais utilizados na limpeza, como baldes, panos, esponjas e esfregões, devem ser armazenados limpos e secos.

A forma mais comum de infestação passiva é através das caixas de papelão ou de madeira, usadas no transporte de alimentos, onde as baratas se escondem ou colocam seus ovos. Um único ovo pode dar origem a quarenta e oito baratas. Roupas e outros objetos, ainda que em menor escala, podem levar e trazer baratas de sua casa ou para sua casa.

 
Infestação por Baratas
Figura: exemplo de infestação passiva de baratas através de caixa de ovos
(Fonte: http://ocmpi.org/Cockroaches%20from%20Reptile%20Island.JPG)
 
A observação de baratas durante o dia também é um indicativo de alto grau de infestação.
 
Todos os Direitos Reservados a Baratas .net.br