Baratas
Habitat das Baratas
Reprodução das Baratas
Espécies Mais Comuns no Brasil
Diversidade de Espécies
Barata Doméstica ou Barata Alemã
Barata Vermelha (Barata de Esgoto)
Barata Australiana
Barata Cascuda ou Barata Grande dos Armazéns
Comportamento Social
Infestação por Baratas
Controle e Prevenção Domiciliar
Principais Danos Causados
Inseticidas para Baratas
Métodos de Controle para Baratas
Combate às baratas sem o uso de Inseticidas
O impacto do uso dos inseticidas no meio ambiente
Riscos da Desinsetização ao Homem
Controle Biológico
Curiosidades sobre as Baratas


 
Os textos contidos neste site possuem direitos autorais. Sua cópia total ou parcial, sem autorização expressa, resultará em medidas judiciais cabíveis.
 

 

Habitat das Baratas

As baratas são os insetos mais conhecidos no mundo porque são cosmopolitas (são encontradas em todas as regiões do planeta). Entretanto, apesar de sua riqueza (quantidade de espécies conhecidas) e habitats preponderantemente naturais, congregando poucas espécies sinantrópicas e potencialmente causadoras de doenças no homem, sofrem enorme preconceito em nossas sociedades.

Os habitats mais associados às baratas são as florestas úmidas, onde são encontradas abaixo ou entre as folhas secas da serrapilheira, nas cascas de árvores, na vegetação rasteira e/ou gramíneas, sob pedras, nas bromélias epífitas, em brácteas de palmáceas e nas bananeiras. Poucas são semi-aquáticas, como as do gênero Epilampra sp., que por curtos períodos se mantém submersa; outras podem viver em desertos (espécies em que as fêmeas possuem as tíbias anteriores espinhosas que permitem a escavação da areia), e algumas são cavernícolas. Preferem lugares escuros, quentes e úmidos.

As espécies sinantrópicas procuram as condições de escuridão, temperaturas mais elevadas e alta umidade, em ambientes como a rede de esgoto, as lixeiras, as cozinhas onde tem acesso a alimento, os entulhos, porões, fossas sanitárias e outros ambientes semelhantes. Essas espécies são animais onívoros, isto é, comem de tudo, preferindo alimentos açucarados.

Baratas são, à primazia, insetos solitários, exceto no período reprodutivo. As domésticas são gregárias (vivem em agrupamentos), como as do gênero Cryptocercus, que são facilmente encontradas em grandes grupos em canos de esgotos, em porões e/ou em estábulos. Muitas cavam galerias em madeira podre e outras em associação com morcegos ou em túneis cavados por roedores.

Seu comportamento noctívago (apreciação pelas características de ambiente noturno) é demonstrado pela maior atividade em período noturno, o que é percebido pela facilidade com que as observamos neste período. É à noite que buscam os alimentos e os parceiros sexuais, bem como as fêmeas realizam a oviposição (postura de ovos) e dispersão. Quando expostas à fonte luminosa, em geral, elas fogem e procuram abrigos. As poucas espécies que são diurnas geralmente são arborícolas e coloridas.

 
Todos os Direitos Reservados a Baratas .net.br