Baratas
Habitat das Baratas
Reprodução das Baratas
Espécies Mais Comuns no Brasil
Diversidade de Espécies
Barata Doméstica ou Barata Alemã
Barata Vermelha (Barata de Esgoto)
Barata Australiana
Barata Cascuda ou Barata Grande dos Armazéns
Comportamento Social
Infestação por Baratas
Controle e Prevenção Domiciliar
Principais Danos Causados
Inseticidas para Baratas
Métodos de Controle para Baratas
Combate às baratas sem o uso de Inseticidas
O impacto do uso dos inseticidas no meio ambiente
Riscos da Desinsetização ao Homem
Controle Biológico
Curiosidades sobre as Baratas


 
Os textos contidos neste site possuem direitos autorais. Sua cópia total ou parcial, sem autorização expressa, resultará em medidas judiciais cabíveis.
 

Combate às baratas sem o uso de inseticidas

Controle Alternativo:

Uma alternativa segura ao controle de baratas sugerido é o IBS. O IBS é uma armadilha confeccionada com plástico duro, chapas de alumínio e tampa de acrílico, dividido em três partes: primeiro alçapão, segundo alçapão e a tampa transparente com lente. No primeiro alçapão é colocada a isca, que pode conter alimentos doces ou cebola. Atraída pela isca, a barata entra no primeiro alçapão e para tentar fugir sobe para o segundo alçapão. É interessante que a barata permaneça neste segundo alçapão para que ela possa atrair mais baratas à armadilha devido ao seu cheiro. Uma vez que as baratas estão presas dentro da armadilha, basta colocar o recipiente sob o sol, que de cinco a dez minutos elas morrem devido ao calor proveniente dos raios solares que passam pela lente de acrílico da tampa da armadilha.

Outro controle alternativo é o ateamento de fogo no ninho e/ou local de aglomeração de baratas. No entanto, esse método deve ser feito somente por adultos e com muita cautela, sendo sugerido somente quando o local da infestação é externo, ou seja, em quintais ou locais em área abertas.

 
Todos os Direitos Reservados a Baratas .net.br