Baratas
Habitat das Baratas
Reprodução das Baratas
Espécies Mais Comuns no Brasil
Diversidade de Espécies
Barata Doméstica ou Barata Alemã
Barata Vermelha (Barata de Esgoto)
Barata Australiana
Barata Cascuda ou Barata Grande dos Armazéns
Comportamento Social
Infestação por Baratas
Controle e Prevenção Domiciliar
Principais Danos Causados
Inseticidas para Baratas
Métodos de Controle para Baratas
Combate às baratas sem o uso de Inseticidas
O impacto do uso dos inseticidas no meio ambiente
Riscos da Desinsetização ao Homem
Controle Biológico
Curiosidades sobre as Baratas


 
Os textos contidos neste site possuem direitos autorais. Sua cópia total ou parcial, sem autorização expressa, resultará em medidas judiciais cabíveis.
 

O impacto do uso de inseticidas no meio ambiente

A toxicidade de uma substância química em insetos não a qualifica como inseticida. Diversas propriedades devem estar associadas à atividade, tais como eficácia mesmo em baixas concentrações, ausência de toxidez frente a mamíferos e animais superiores, ausência de fitotoxicidade (toxicidade em plantas), fácil obtenção, manipulação e aplicação, viabilidade econômica e não ser cumulativo no tecido adiposo (gordura) de seres humanos e de animais domésticos. Essas características são referentes a um inseticida tido como ideal.

No início do século XX, eram predominantes os inseticidas naturais de origem orgânica ou inorgânica. Os inseticidas inorgânicos mais utilizados foram os arseniatos de cálcio e chumbo (verde Paris), cupratos (calda bordalesa), enxofre em pó, vários sulfatos, cal, fluorsilicato, de bário, aminosselenossulfito de potássio (criolite) e óleos minerais. Dentre todos, os arseniatos mostravam-se extremamente tóxicos aos animais e ao meio ambiente.

Os inseticidas orgânicos de origem natural utilizados eram a nicotina, nor-nicotina, anabasina, piretrinas e aletrina, rotenóides como a rotenona e, em menor escala, alguns quassinóides, como a quassina.

Até a II Guerra Mundial, o piretro, a rotenona e a nicotina eram os principais produtos orgânicos de origem vegetal mais utilizados no controle de insetos. Entretanto, os organoclorados estão entre os primeiros lugares em várias listas de poluentes na Europa, devido à sua capacidade de bioacumulação (acumulam-se nos tecidos gordurosos do homem, causando redução de fertilidade em animais e desequilíbrio biológicos na natureza). Além do mais, muitas espécies de insetos se tornaram “resistentes” aos organoclorados – os insetos que sobreviveram aos inseticidas se reproduziram e os não resistentes morreram, resultando em ineficácia do inseticida nos descendentes dos insetos sobreviventes.

A principal razão para o sucesso dos compostos organofosforados como inseticidas é sua forte atividade biológica acoplada à sua relativa instabilidade na biosfera. Os inseticidas organofosforados foram amplamente utilizados nos últimos 30 anos como uma alternativa para substituir os compostos organoclorados no controle de insetos.

O interesse por esta classe deve-se à facilidade de síntese de novos derivados, à possibilidade de síntese de “pró-inseticidas”, que sofrem ativação preferencial em insetos e não em mamíferos, e àmaior biodegradabilidade em comparação a organoclorados. Os organofosforados apresentam baixa ação residual, com pouca estabilidade no meio ambiente e acumulação limitada em organismos vivos, sendo que 80 a 90% dos compostos são eliminados após 48h do contato.

De modo geral, as principais classes de substâncias químicas usadas no controle de pragas têm sido os organofosforados, os organoclorados e os piretróides. Todas estas classes apresentam como alvo em comum o sistema nervoso dos insetos. A aplicação intensiva de inseticidas de largo espectro no controle de insetos-praga tem causado impacto negativo nos agroecossistemas, além do crescente aumento de casos de “resistência” a pesticidas. Novas substâncias são necessárias para um controle efetivo dos insetos. Elas devem oferecer maior segurança, seletividade, biodegradabilidade, viabilidade
econômica e aplicabilidade em programas integrados e controle de insetos, além de possuírem um impacto ambiental baixo.

 
Todos os Direitos Reservados a Baratas .net.br