Baratas
Habitat das Baratas
Reprodução das Baratas
Espécies Mais Comuns no Brasil
Diversidade de Espécies
Barata Doméstica ou Barata Alemã
Barata Vermelha (Barata de Esgoto)
Barata Australiana
Barata Cascuda ou Barata Grande dos Armazéns
Comportamento Social
Infestação por Baratas
Controle e Prevenção Domiciliar
Principais Danos Causados
Inseticidas para Baratas
Métodos de Controle para Baratas
Combate às baratas sem o uso de Inseticidas
O impacto do uso dos inseticidas no meio ambiente
Riscos da Desinsetização ao Homem
Controle Biológico
Curiosidades sobre as Baratas


 
Os textos contidos neste site possuem direitos autorais. Sua cópia total ou parcial, sem autorização expressa, resultará em medidas judiciais cabíveis.
 

Barata Vermelha (Barata de Esgoto)
(Periplaneta americana)

É uma espécie grande, geralmente com 2,5 a 4 cm de comprimento. Apresenta coloração avermelhada com um bordo amarelo no escudo protetor da cabeça.

As asas no macho ultrapassam um pouco o comprimento do abdome, enquanto que nas fêmeas as asas possuem o mesmo comprimento do corpo.

Possui hábito noturno, vive em ambiente escuro, quente e úmido, sendo que sua ocorrência diurna é indício de superpopulação da espécie.

Normalmente apresentam comportamento mais tímido, vivendo em ambientes mais fechados e maiores. Localizam-se preferencialmente em tubulações de esgoto, caixas de gordura, embaixo de pias e locais úmidos, como porões, sótãos e forros. Podem também ser encontradas em hospitais, restaurantes, supermercados e em outros estabelecimentos comerciais.

Vivem em grandes grupos desde que não exista perigo ou qualquer distúrbio constante, como predadores naturais e até mesmo a presença do homem.

Costumam viver em locais quentes, úmidos e ricos em matéria orgânica e no verão, época quente e com altos índices de pluviosidade (chuva), apresentam maior atividade e, portanto, são vistas com maior frequência saindo de bueiros.

 
Todos os Direitos Reservados a Baratas .net.br